Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/elds/public_html/pt.elds.org/wp-content/themes/CodeBlue-igrejamormon-net/config.inc.php on line 3
O que os Mórmons acreditam sobre a Trindade? | Igreja Mormon

O que os Mórmons acreditam sobre a Trindade?

janeiro 15, 2008 por · 2 Comentários
Arquivado em: Crenças Mórmon 
Tags:

Os membros da Trindade são únicos em propósito e vontade, mas são três seres distintos e separados: Deus, o Pai Eterno, Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Redentor; e o Espírito Santo. Esta visão da trindade são baseadas em revelações antigas e modernas, e na crença Mórmon da aparição pessoal do Pai e do Filho para Joseph Smith em 1820.

rkeller.jpg

Resposta Pessoal por Roger Keller

O entendimento SUD da Trindade e da natureza de Deus estão enraizadas na primeira visão de Joseph Smith, na qual o Pai e o Filho apareceram para ele, um ao lado do outro. S dois membros da Trindade era claramente personagens separados e distintos. Estes dois, juntamente com o Espírito Santo, também um ser distinto, porém um ser espiritual, constituem a Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo. Eles são absolutamente um em amor, vontade, propósito e direção. Não há variação entre eles, e para definir essa união, ainda que não seja uma união ontológica, os Santos dos Últimos Dias frequentemente definem a doutrina da Trindade como “Trinitarianismo Social”, afirmando assim a unidade inseparável dos três seres.

No modo de pensar Mórmon, entretanto, há uma subordinação dentro da Trindade. O Pai cobre as inteligências do Filho e do Espírito Santo e é por tanto superior a eles. Ele dá direções que eles levam a diante com total unidade e unanimidade. Todos os três são deuses, mas o Pai reina supremamente, e como está escrito em 1 Coríntios 15:18, após subordinar todas as coisas a si mesmo, no fim o Filho entregará todas as coisas para o Pai e então se sujeitará completamente ao Pai, para que o Pai reine sobre tudo.

Como foi esclarecido, os Santos dos Últimos Dias não acreditam na doutrina tradicional da Trindade como definido em Nicea em 325 D.C. A doutrina Mórmon não é derivada de uma interpretação de escrituras ou de uma filosofia neo platônica, mas vem da Primeira Visão. É uma convicção Mórmon que a doutrina tradicional da Trindade, aquela definida no Conselho de Nicea, não pode ser encontrado ou defendido do Velho ao Novo Testamento, ao contrário, é uma adição filosófica desnecessária às doutrinas bíblicas, tentando responder uma pergunta que não necessita de mais respostas. A questão é: Como pode haver um Deus no Velho Testamento, e três que recebem descrição no Novo Testamento? A resposta do conselho de Nicea é que há três simultaneamente, pessoas co-existentes – Pai, Filho e Espírito Santo – na Trindade, e para reter o Deus do Velho Testamento, eles precisam ser de “uma essência” ou “uma natureza”. Qualquer teólogo Protestante ou Católico competente irá, entretanto, dizer que este é O mistério de Deus e não pode ser completamente compreendido.

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não vêem tal problema, porque eles acreditam que no Novo Testamento algo novo sobre Deus foi ensinado. O que é conhecido no Velho Testamento como Deus, o YHMH, ou Jeová, nasceu como Jesus, e com ele aprendemos que não há apenas um Deus, mas uma Trindade, composta por três seres distintos – Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo – que são um em todos os aspectos, exceto pela natureza, e que juntos compõe uma Trindade Social.

do-mormons-say-the-rosary

Resposta Pessoal por Karen Merkley

Eu sou muito grata por essa pergunta; eu me lembro de ponderar sobre a Trindade antes de eu me tornar uma Mórmon (membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Eu esfregava minha cabeça todas as vezes que recitávamos o credo, tentando ansiosamente conseguir entender um Deus “três em um”. Tentando o máximo que podia, eu simplesmente não conseguia assimilar aquilo. Eu precisava saber. Eu finalmente me determinei a perguntar a Deus. No meio de um quarto de hotel em Londres, eu larguei tudo, me ajoelhei em oração e perguntei a Deus para que por favor ele dissipasse minha confusão sobre a Trindade. Enquanto orava, foi como se uma luz se acendesse imediatamente. Eu recebi uma mensagem, pelo espírito, que dizia: “É simples. Eu sou seu Pai, Jesus é meu Filho e o Espírito Santo presta testemunho de nós dois”. Eu me levantei daquela oração como se eu tivesse um novo óculos. Eu sabia por mim mesmo que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo eram três seres distintos e separados. Mais tarde, eu aprendi que não apenas este conceito, mas todas as outras verdades puras e perfeitas sobre meu relacionamento com Deus e Jesus Cristo, são de fato ensinados em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Existe um Deus?

Eu não sei se você está ponderando se há de fato um Deus. Eu já fiz isso. Houve vezes em minha vida que eu não sabia se realmente havia um Deus. Eu me senti insegura e sozinha em meus propósitos. Em um ponto particular em minha vida eu comecei a me desesperar de que eu jamais saberia o meu propósito ou as respostas para as perguntas existentes em meu coração. Sem essas respostas, o desejo de viver não existia. O mundo parecia frio e sem sentido. Talvez isso possa acontecer com vocês também. Eu me pergunto como eu pude seguir em frente dia a dia sem saber sequer o porque eu estava na Terra.

Sem algumas chaves para o universo, eu sentei descontente na beira da cama em meu estúdio, olhando para um vidro de pílulas. Neste momento, entretanto, eu fui tocada por uma impressão surpreendente, mas ao mesmo tempo gentil e profunda, de um Pai amoroso que eu agora reconheço como Seu Espírito. Foi me dito, através daqueles sussurros bem-vindos, que “todos os momentos de amor e descobertas em minha vida não foram desperdiçados” e eu precisava ter coragem para continuar vivendo. Foi me dito também que, de fato, eu encontraria o propósito para minha vida. Eu aceitei com confiança essas impressões que eu não compreendi muito bem sua aparição na tela da minha vida.

Eu passei os meses seguintes contemplando minha vida. Em uma ocasião memorável, enquanto eu estava fazendo caminhada na vizinhança sobre a luz da lua cheia, eu recebi o que eu posso chamar apenas de uma injeção de verdade – um testemunho inabalável de que Deus vive e eu me lembrei de sentar no meio-fio, soluçando e vertendo lagrimas de alegria. Eu mudei instantaneamente. Eu senti amor, Eu sabia por mim mesmo que existia um Deus o qual até alguns momentos antes eu não sabia. Eu soube por fim que eu tinha um propósito. Foi incrivelmente doce. Eu sei que vocês podem saber que Deus vive por vocês mesmos.

Escrituras Relacionadas

Atos 17:29 – Essa escritura afirma que todos somos Filhos de Deus.

D&C 130:3 – O próprio Senhor testifica que os membros da Trindade são separados, e desmentem a noção que temos que o Senhor somente habita no coração.

João 14:23 – O Pai e o Filho aparecerão pessoalmente que provarem serem fiéis em todos os desafios e desafios mortais.

Moisés 1: 3-6, 39 – O propósito de Deus é levar a efeito a nossa felicidade e vida eterna.

Mateus 3:13-17 – No batismo de Jesus cada membro da Trindade é representado separadamente e de forma distinta.

João 14:6-10 – Vamos conhecer o Pai ao obedecermos o Seu Filho, Jesus Cristo. Eles são seres distintos.

Atos 7:55-56 – Estevão vê Jesus à mão direita de Deus o Pai.

2 Néfi 31:18 – Essa escritura especifica o papel do Espírito Santo, e distingue seu papel do papel do Pai e do Filho.

D&C 76:20-24 – Joseph Smith vê o Salvador à mão direita do Pai e presta testemunho deles.

About Guest Author

Comentários

2 respostas para O que os Mórmons acreditam sobre a Trindade?

  1. maria on sáb, 17th abr 2010 4:37 pm
  2. gostariA QUE alguem da igreja me respondesse o qque vc acham do uqe acontece apos a morte? esou a procura da verdade desesperadamente!

  3. Myleide on sex, 28th mai 2010 7:46 pm
  4. Nossa esse ensino sobre a trindade foi maravilhoso, eu sei realmente da verdade deste evangelio nao tenho duvidas disso.
    o que a irma Karen Merkley
    pensava muitas vezes eu pensei tambem
    mas hj nos sabemos que Ele existe e que nos ama muito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado  Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Pergunte a um Mórmon
  • Escritura do dia

    • E para que mais plenamente te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás teus sacramentos no meu dia santificado; Porque em verdade este é um dia designado para descansares de teus labores e prestares tua devoção ao Altíssimo;

      D&C 59:9-10

  • Tópicos recentes

  • Páginas